Teorias Cognitivas
RESPOSTA:
A teoria cognitiva escolhida foi a abordagem sócio construtivista de Lev Vygotsky.
Os princípios da teoria de Vygotsky estão e m explicar como se formam as características tipicamente humanas de seu comportamento ao longo do tempo, e como elas se desenvolvem em cada indivíduo; Vygotsky viveu no início do século XX e suas ideias foram consideradas avançadas, uma vez que ele pensou num ser humano imerso num contexto sócio-histórico em constante transformação.
Assim como Piaget, Vygotsky acreditava que o homem é um ser ativo, atento e atuante sobre o seu meio social; a também não formulou uma teoria pedagógica.
Vygostky baseia-se no princípio de o signo pode ser comparado a um “instrumento psicológico”, e que o signo é tudo aquilo utilizado pelo homem para representar o que está ausente., e tudo isso só faz sentido se pensarmos no homem como ser histórico-cultural, ou seja, que vive e se relaciona socialmente.
O desenvolvimento se dá “de fora para dentro”, ou seja, uma criança por exemplo, precisa de estímulo de outras crianças e adultos para aprender as coisas, ela sozinha não conseguiria, ela precisa de um mediador externo para internalizar o conhecimento que passa de fora “interpessoal”, para dentro”intrapessoal”, e a partir dessas experiências já adquiridas o ser forma o seu “nível de desenvolvimento real”.
Todo ser humano dentro dessa teoria possui seu “nível de desenvolvimento potencial”, ou seja, seu potencial para aprender com auxílio de alguém mais experiente.
A zona de desenvolvimento proximal refere-se ao espaço ou período em que a aprendizagem acontece, com base nos dois níveis de desenvolvimento citados anteriormente: o real e o potencial.
Dessa forma, a zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real do nível de desenvolvimento potencial, com auxílio de um mediador para solução de problemas.
Para Vygotsky, na zona de desenvolvimento proximal a interferência dos outros é a mais