PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS
ESCOLA: EMEF. VER. JOSÉ CARLOS DE FREITAS
DOCENTE: ROSEMEIRE TRÉ LEITE GUIMARÃES DOS SANTOS
TUTORA: FABIANA OLIVEIRA DA CUNHA
INTRODUÇÃO
Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010).
É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010).
Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Sabemos que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante.
Por esse motivo, nós, professores, estamos nos empenhando na realização deste curso de prevenção para conquistarmos subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente nossos educandos para reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade.
REFERENCIAL TEÓRICO
O modelo de educação para a saúde, que fundamenta o Programa de Saúde na Escola (PSE), constitui um novo paradigma na prevenção do uso de drogas, superando o antigo modelo repressor e do amedrontamento;
A política Nacional sobre Drogas prioriza ações de cunho comunitário, valorizando a participação juvenil e da comunidade escolar como um todo;
A proposta de mobilização das redes sociais implica ações de otimização dos potenciais e de minimização dos riscos, incluindo todos os atores no processo.
OBJETIVOS OBJETVO GERAL
- Promover um amplo trabalho