Atividade Unidade I - Conservação de Solos
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
REDE e-Tec BRASIL
Curso:Técnico em Meio Ambiente
Disciplina: Conservação de Solos
Pólo: Arinos
Professor: Juliana Maria Nogueira Pereira
ATIVIDADE – UNIDADE I
Conceitue os termos abaixo abordados nos Capítulos 1, 2 e 3 do Livro Didático.
a) Rocha ígnea
As rochas ígneas ou magmáticas são originadas do resfriamento do magma. Elas são classificadas em dois tipos:
• Intrusivas/plutônicas – quando o resfriamento do magma ocorre no interior da
Terra. Exemplos: granito, adamelito, sienito etc.
• Extrusivas ou vulcânicas – quando o resfriamento do magma ocorre na superfície. Exemplos: basalto, andesito, riolito etc.
b) Rocha sedimentar
As rochas sedimentares são originadas da retirada de fragmentos da rocha matriz pela ação do intemperismo. Esses fragmentos são transportados pela água, pelo vento e por outros agentes para regiões mais baixas da paisagem, onde serão sedimentados. Exemplos: arenitos e argilitos.
c) Rocha metamórfica
As rochas metamórficas são originadas pela transformação de rochas preexistentes no estado sólido por meio da ação de pressão e temperatura elevadas. Exemplos: mármore, ardósia e gnaisse.
d) Intemperismo químico, físico e biológico
Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo