Jornal de Santa Catarina
Conforme dito anteriormente, Bruno Watté , gerente geral do Jornal de Santa Catarina, tem por objetivo transformar em um prazo de dois anos a empresa em uma organização de alta performance.
Ao analisar os ambientes externos e internos, fica evidente a dificuldade de compatibilização de todas as demandas exigidas para o Jornal de Santa Catarina. Por um lado, há uma necessidade de manutenção da velocidade de cresci-mento dos resultados de negócio para se colocar nos mesmos patamares de rentabilidade dos demais jornais do Grupo RBS e por outro lado há ameaças concretas sinalizadas por mudanças no ambiente externo de negócios, que tendem a dificultar o objetivo proposto.
Já a análise do ambiente interno sinaliza uma forte dependência em relação ao capital humano, que apesar de ter contribuído fortemente para a melhoria dos resultados, não vem sendo gerido da maneira mais eficaz.
Diante desse cenário, o que fazer para transformar o jornal de Santa Catarina em uma organização de alta performance por meio de uma mudança em seus processos de gestão de pessoas?
E pergunta-se :
1) Em que estágio de desempenho humano o Jornal de Santa Catarina se encontra hoje? Justifique sua resposta com embasamento teórico de acordo com a perspectiva das pessoas como vantagem competitiva.
As mudanças na cultura organizacional da empresa foram necessárias devido as exigências do mercado atual. A transição de uma empresa familiar para uma gestão profissional se deu como fator importante nesta transformação e busca de vantagem competitiva pela empresa. Apesar do grupo RBZ prezar como um de seus valores o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários esta valorização se sustentava por processos informais que de certa forma estagnava o desenvolvimento da organização, considerando que a gestão com pessoas é processo estratégico para sustentabilidade e competitividade no mundo corporativo.A implementação de processos de RH não aconteceram de forma abrangente na