Relatório Ambiental
Riscos e Incertezas
Ambientais
Outubro 2010
projeto vetor oeste
Volume I
Projeto Vetor Oeste
Estudo de Antecipação dos Riscos e Incertezas Ambientais
Diagnóstico Ambiental Integrado
Prognóstico e Ações Recomendadas
Volume I
outubro / 2010
APRESENTAÇÃO
A elaboração do Estudo de Antecipação de Riscos e Incertezas associados ao Projeto Vetor Oeste foi uma decisão estratégica do empreendedor no sentido de conhecer, antecipadamente, os riscos e as incertezas passíveis de dificultar o reconhecimento oficial da viabilidade ambiental deste Projeto e/ou de comprometer sua viabilidade técnica e econômica.
Ao assumir como premissa sua função de um dos agentes indutores do desenvolvimento da Ilha de
Itaparica e da região continental a oeste desta Ilha, localizada no Recôncavo Sul, o Projeto Vetor Oeste entende que o desenvolvimento objetivado requer a sustentabilidade econômica e ambiental desta região e, também, do próprio Projeto.
Para tanto deve ser considerada a “equação para a sustentabilidade” Valor Produzido ≥ 0 e Valor
Produzido > Valor Consumido, ou seja, a sustentabilidade requer que o valor produzido pelo Projeto para a região seja positivo e superior ao valor consumido da região pelo Projeto, sem o que o processo não se sustenta.
Assim, o conhecimento antecipado dos riscos e incertezas ambientais permitiu que fossem identificadas e incorporadas ao Projeto as ações preventivas adequadas de forma a minimizar estes riscos, identificar as incertezas e assumir o compromisso com a equação apresentada.
Nesse Contexto, apresenta-se este Relatório contendo no Capítulo 1 a Introdução onde são mencionadas as interrelações dos temas abordados com os requisitos do PMI.
No Capítulo 2 está identificado o Objetivo específico deste Relatório. Os Fundamentos Metodológicos, as Premissas e os Critérios Adotados neste Estudo, compõem o Capítulo 3.
O arcabouço legal e normativo, de âmbito geral e