Post
Alberto era chamado familiarmente de "Eddy" e muitos biógrafos referem-se a ele dessa forma. Quando jovem, viajou pelo mundo todo como guarda-marinha. Quando adulto, alistou-se no exército, mas não participou ativamente de nenhuma manobra militar. Após duas tentativas fracassadas, foi acertado seu casamento com a princesa Maria de Teck em 1891. Apenas algumas semanas depois, ele morreu em uma pandemia de gripe. Maria casou-se com seu irmão mais novo, que se tornaria rei, como Jorge V, em 1910.
Seu intelecto, sexualidade e sanidade têm sido objeto de muita especulação. Rumores ligavam-no ao Escândalo da Cleveland Street, que envolveu um bordel homossexual, mas não há provas conclusivas que confirmem ou desmintam seu envolvimento no caso ou a sua orientação sexual. Alguns autores argumentam que ele seria o assassino em série conhecido como Jack, o Estripador. Entretanto, documentos da época mostram que Alberto não se encontrava em Londres à época dos assassinatos, de forma que tal teoria foi amplamente rejeitada.
Alberto Vítor nasceu de um parto prematuro (sua mãe encontrava-se no 7º mês de gestação) em 8 de janeiro de 1864, em Frogmore House, Windsor, Berkshire. Era o primeiro filho de Alberto Eduardo, príncipe de Gales, e de Alexandra da Dinamarca. Por desejo de sua avó, a rainha Vitória, ele recebeu o nome de seu falecido avô, mas sempre foi chamado familiarmente de "Eddy".1 Como neto da monarca reinante, recebeu no nascimento o estilo de "Sua Alteza Real, o Príncipe Alberto Vítor de Gales".
O príncipe foi batizado na capela privada do Palácio de Buckingham, em 10 de março