Serra do Itapeti
O Bioma já cobriu cerca de 1,3 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 15% do Brasil. É considerada um dos hotspots em biodiversidade mais ameaçados do planeta, com fauna e flora que apresentam níveis relativamente altos de endemismo, com muitas espécies ainda desconhecidas pela ciência.
O Estado de São Paulo possui atualmente cerca de 3,5 milhões de hectares de cobertura vegetal natural, o que corresponde a aproximadamente 14% de sua superfície. Apesar da constante degradação, principalmente pelo aumento das fronteiras agrícolas e pressões urbanas, muitos animais e plantas podem ser encontrados nos fragmentos florestais paulistas. Todavia, apenas 25% das paisagens naturais estão protegidas em Unidades de Conservação (UCs) com a administração do poder público, estando a área restante sob o controle do setor privado.
A Serra do Itapeti está inserida junto à borda do Planalto Paulistano, na subzona conhecida como Colinas de São Paulo, caracterizada por grandes extensões de morros com topos arredondados e vertentes às vezes abruptas, de perfil retilíneo, conhecidas como os “mares de