morfologia
Serra do Itapeti - Com cerca de 5,3 mil hectares, a serra alcança as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema. O encontro da Mata Atlântica presente nas serras do Itapeti e do Mar e ao longo do rio Tietê fazem de Mogi das Cruzes uma cidade rica em recursos naturais.
Rio Tietê - O rio Tietê nasce a uma altitude de 1.030 metros da Serra do Mar, no município paulista de Salesópolis, a 22 km do oceano Atlântico e a 96 km da Capital. O lançamento de esgotos industriais inicia-se a 45 km da nascente na cidade de Mogi das Cruzes.
Em função do acelerado processo de urbanização vivido pela maioria das cidades do Alto Tietê, os problemas decorrentes da ocupação desordenada e irregular também se fizeram sentir nesses locais. Isso se verificou tanto no leste e extremo leste do município de São Paulo, quanto nos municípios de Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi das Cruzes. Nessas regiões a população de baixa renda construiu habitações precárias, em áreas ocupadas muitas vezes de forma irregular, em espaços que avançam até o rio Tietê e às margens de seus afluentes.
Continuidade de gabaritos – Existe uma setorização em relação aos gabaritos, que dão uma continuidade dos volumes, sendo possível a melhor visualização das áreas e seus respectivos usos. Para a cidade isso contribui também na melhor visualização das respectivas áreas.
Grandes vias – Vias que tem um grande fluxo, e que atendem toda uma região, dando acessos para demais vias e rodovias, tornando assim um local acessível para a população local e de demais regiões.
Quadras com tamanhos e formas diferenciadas – Existe uma diferenciação nos tamanhos das quadras, como também de suas formas, que seguem o desenho da rua e da configuração em que está inserida, priorizando dessa forma a circulação.
Traço que valoriza a circulação de veículos – Grandes eixos e vias valorizam a circulação de veículos, sendo “esquecido” a circulação de bicicleta (ciclovias),