Morfologia
Capitulo 1 * Morfologia é a parte da gramática que descreve a forma das palavras. * A morfologia aborda predominantemente os processos nos quais se acrescenta um segmento a outro(s) já existente(s) – ou se substitui um elemento por outro – para modificar o sentido. No primeiro caso, o morfema é aditivo; no segundo, alternativo. * Além dos processos que dizem respeito à formação de palavras e à flexão, cabe também à morfologia a classificação das palavras. * Os vocábulos divergem quanto à estrutura e quanto ao significaǿǿdo: alguns se constituem de um só elemento, outros apresentam vários constituintes. * O vocábulo morfológico nem sempre coincide com o vocábulo fonológico. O termo vocábulo tem sentido mais amplo do que o termo palavra, pois este costuma ser reservado somente para vocábulos que apresentam significação lexical.
* Formas livres são aquelas que podem existir sozinhas num enunciado, ou podem servir de resposta a uma pergunta; formas presas são partes dos vocábulos formais (morfemas) que só funcionam quando associadas a outras partes (outros morfemas); formas dependentes são vocábulos formais que não podem, por si sós, constituírem um enunciado.
* Forma, função e sentido são elementos lingüísticos solidários e interdependentes, cuja separação só é possível no nível abstrato. Sendo assim, apesar de a morfologia centrar a atenção na forma, o estudo e a descrição dos vocábulos, assim como a classificação dos mesmos, não poderão ser feitos plenamente sem considerar os aspectos semânticos e os sintáticos.
Capitulo 2 * Morfema é uma unidade abstrata de sentido, representada por uma ou mais formas.
* A realização concreta de um morfema se denomina morfe e, quando há mais de um morfe para o mesmo morfema, ocorre alomorfia.
* Alomorfes são, portanto, as diversas realizações de um único morfema, ou vários morfes correlacionados quanto à forma e com o mesmo