Impactos produzidos
História da Canoagem Geral
A canoagem nasceu na Groelândia, onde canoas serviam de veículo de pesca e trabalho aos esquimós. Existem registros também de que no século XVI índios americanos utilizavam canoas feitas de madeira e peles para retirar seu alimento dos rios e lagos.
Caiaque, na língua local da Groelândia, significa "barco de caçador", e seu uso era permitido somente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção da embarcação.
Posteriormente, na América do Norte, surgiram as versões conhecidas como "canoas canadenses", embarcações feitas com troncos vazados. A canoagem como é conhecida hoje tem influência de 1864, quando o escocês MacGregor percorreu os rios da Inglaterra com seu caiaque Rob Roy.
No Brasil, a canoagem surgiu como esporte informal no ano de 1943, através de um imigrante alemão, José Wingen, que construiu uma embarcação de madeira parecida com as que ele utilizava durante sua infância quando competia num clube da Alemanha. Mas foi nas décadas de 70 e 80 que a canoagem teve um avanço com a chegada dos primeiros caiaques em fibra de vidro trazidos da Europa e da Argentina.
A Confederação Brasileira de Canoagem foi fundada em 1988 e apesar de ser uma confederação relativamente nova já está conseguindo resultados expressivos na esfera internacional. Surgimento da Canoagem no Paraná Primeiras Associações do Paraná
Acanopi - Associação de Canoagem do Norte Pioneiro
“Tudo começou no ano de 1988, quando os universitários de Ibaiti resolveram procurar uma alternativa rentável, que lhes ajudassem no transporte diário para a Cidade de Jacarezinho, onde localizavam as respectivas faculdades. Pela distância de 200 km percorrida de segunda a sábado, ida e volta, as despesas do transporte de ônibus eram enormes. Eu e meu irmão Hélder havíamos acabado de comprar dois caiaques e mesmo sem ter a menor noção do que se tratava, sugerimos um grande Festival de Canoagem. Os membros da