Impactos produzidos na Sociedade
Nas praças e nas ruas de Atenas, Sócrates praticava andava e fazendo perguntas básicas de moralidade e política a quem pudesse ouvi-lo. A população ficava ao seu redor onde quer que estivesse. Com a função de deixar espectadores conscientizados de sua ignorância que assistiam às palestras, Sócrates também mostrava ignorância, afirmando “Só sei que nada Sei” sendo assim conseguindo que os espectadores tomassem a consciência de cada um. Seu ponto forte era renovar as ideias nas cabeças dos jovens principalmente, e por parte dos jovens o interesse era muito grande pela discursões que Sócrates causava. Nestes locais que se reunia o numero de jovens eram maiores. Mas também havia pessoas de varias idades que também acabavam entendendo seus pensamentos. Ele não dizia que não tinha ensinamentos positivos a oferecer, somente perguntas a fazer.
Nas palestras o questionamento era livre para que os expectadores tivessem a vontade de expor suas respostas e ideias para que juntos, possam chegar a uma resposta e enriquecer o conhecimento sobre o assunto.
Durante as discussões, eram feito questões como: " O que é amizade?" ou " O que é coragem?" ou " O que é piedade religiosa"? A fim de surgir algum espectador para iniciar um desafio. Com isso o aprendizado era realizado para toda a população. Através dos questionamentos de conceito básico, fez de Sócrates o mais conhecido de todos os filósofos.
Na filosofia ele colocou um método conhecido como dialética, que consiste em buscar uma tese através de uma argumentação forte, que consiga distinguir com clareza, os conceitos da discussão, colocando ideias e delas tirar novas ideias que comprovem o que esta sendo dito e a vontade por um processo de pergunta e resposta. No mundo de hoje este método não perdeu seu lugar, e é usada particularmente como método pedagógico, afinal, o uso que dela fez Sócrates. Existem grupos de profissionais que trabalham realizando, palestras sendo o assunto de