Cidade limpa, construir sem destruir
Janeiro / 2014
Introdução
Atualmente, a crise ambiental é vista como o resultado do consumo excessivo, de grande parte da população, pois ao mesmo tempo em que o desenvolvimento científico e tecnológico estão acontecendo, com eles surgem inúmeros fatores que degradam a natureza. Trata-se, portanto, de uma crise ambiental anunciada, que se concretiza pelo excessivo e mau uso das modernidades e comodidades que, por vezes necessárias, acabam por prejudicar, e muito, os recursos naturais.
Para reverter esta crise, de dimensão global é preciso que a população em geral tenha consciência da real situação em que o planeta se encontra. É imprescindível que a sociedade humana reveja as atitudes até então utilizadas, e de uma maneira consciente trabalhe em prol de uma mudança de hábitos que nos permita usufruir da natureza sem prejudicá-la.
A URI – São Luiz Gonzaga, enquanto Universidade Comunitária, está comprometida com o contexto em que se insere e busca desenvolver estudos que contribuam para amenizar o impacto causado, especialmente, pelos resíduos domésticos produzidos no município e região.
Neste sentido, a presente pesquisa ao abordar “Cidade Limpa: Consumir sem destruir- estratégias para que São Luiz Gonzaga reduza os impactos ambientais“, visa reconhecer na cidade os fatores precipitantes da crise ambiental que estamos vivenciando. Sendo que um dos principais fatores encontra-se no consumo exacerbado de bens naturais, exigindo assim a proposição de estratégias de sensibilização da comunidade em relação ao uso abusivo dos recursos naturais.
A partir do estudo bibliográfico, tem-se a intenção de elaborar um breve histórico sobre o destino dos resíduos domésticos produzidos pelos moradores do município, bem como conhecer o destino