Fisica nuclear/ impacto produzido na sociedade
A radiação pode vir de qualquer fonte de um externo, tal como um aparelho de raios X, ou uma fonte interna, tal como um radioisótopo injetado. O impacto da radiação sobre o tecido vivo é complicada pelo tipo de radiação e da variedade de tecidos. Além disso, os efeitos da radiação nem sempre são fáceis de separar a partir de outros fatores, tornando-se um desafio, por vezes, para cientistas isolá-los.
O estudo da física nuclear proporciona discussões como esta, pois afetam fortemente as relações entre as sociedades.
Desde que existe vida humana, que esta depende totalmente do meio ambiente, e dos seus recursos. O Homem consome, e depende cada vez mais dos bens materiais, é este elevado consumo que exige demasiado da Natureza, e dos recursos que esta possui.
Atividades como, o desenvolvimento industrial, a expansão dos transportes e o crescimento demográfico, não tem parado de aumentar, que por sua vez causa o elevado aumento dos consumos mundiais, embora de forma desigual, fazendo com que cada vez mais se recorra aos recursos energéticos não renováveis e renováveis que nos fornecem energia.
O Homem, de hoje em dia, serve-se cada vez mais dos recursos não renováveis, devido aos elevados custos e a pouca rentabilidade dos recursos renováveis. A energia Nuclear e a sua possibilidade de utilização, que possuí elevados riscos, mas em contrapartida também possuí benefícios, faz com que esta esteja a gerar variadas discussões a níveis internos e externos do país. Esta é vista como uma possível fuga ao alto consumo, e dependência do petróleo, mas como todas as outras energias, teremos que fazer um balancete dos seus prós e contras.
Por exemplo, considerado os impactos positivos para a sociedade, podemos relacionar as seguintes aplicações da energia nuclear:
Na medicina nuclear, são utilizados os radioisótopos, tanto em diagnósticos como em terapias. Um exemplo prático bem conhecido é o uso do iodo-131, que emite