Impactos produzidos por pitágoras
Pitágoras
Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego que nasceu e viveu em Samos entre os anos de 571 a.c e 570 a.c e faleceu na cidade de Metaponto por volta de 496 a.c.Sobre o nome Pitágoras, diz a lenda que significa altar da Pítia, porque sua mãe havia consultado uma pitonisa, a qual achava que a criança teria um dom excepcional.Pitágoras com muita sabedoria ou dom como falava sua mãe, fundou uma escola, a primeira escola de pensamento grega. Certamente para “sugar” ideias, formas de como a matemática e a física poderiam mudar o mundo. Mas para isso contava com a ajuda da mestra Sra. Temstocléia, além de filósofa e matemática, era considerada sábia na arte de ensinar.
Acredita-se que Pitágoras tenha sido casado com a física e matemática grega Theano, que foi sua aluna. Supõe-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido.Os pitagóricos diziam que o cosmo era regido pela matemática em torno do universo e claro que isso estaria no dia e na noite, estava nas estações e nos movimentos circulares e perfeitos das estrelas. Ele também teria questionado a rotação da terra sobre um eixo.
Mas com todas as descobertas dos pitagorianos, a maior de todas é o teorema de Pitágoras, o qual se refere ao triangulo e retângulo.Um problema não solucionado na época de Pitágoras era determinar as relações entre os lados de um triângulo retângulo. Pitágoras provou que a somados quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
O primeiro número irracional a ser descoberto foi a raiz quadrada do número 2, que surgiu exatamente da aplicação do teorema de Pitágoras em um triângulo de catetos valendo 1:
[pic]
Os gregos não conheciam o símbolo da raiz quadrada e diziam simplesmente: "o número que multiplicado por si mesmo é 2".A partir da descoberta da raiz de 2 foram descobertos muitos outros números irracionais.
Na escola de Pitágoras, os pitagorianos consideravam os elementos terra, água, ar e fogo os