Impactos Produzidos
Filosofo Platão
Platão (428/7 – 347 a.C) é considerado um dos primeiros pedagogos gregos, pois criou um sistema educacional para o seu tempo e por influenciado a sociedade a uma dimensão ética e política. Ele fundou a Academia, sendo que importantes matemáticos, físicos, astrônomos estudaram nesta. Sendo que ele tinha como objetivo a educação do homem, que para ele, o homem tinha que ter uma formação moral, vivendo em um Estado justo.
Para o filósofo, aquele que estuda a filosofia, é apto a testar seus conhecimentos, colocando em prática tudo que aprendeu. Assim todos teriam oportunidades iguais de estar participando da sociedade, cada um realizando o que se enquadra mais.
Seu pensamento sobre o sentido da Educação como Paidéia (educação integral – corpo e alma), sendo a sociedade sedimentada do Bem, no Justo e no Belo. Assim a Paidéia buscando a essência inteligível a ideia suprema das coisas.
Platão acredita que a educação faz com que adquirimos o conhecimento do Bem e da Verdade, assim, é possível encontrar ideias e formas puras, concretas, eternas, inalteráveis e perfeitas. Sendo que a educação é o caminho para a formação de uma cidade justa. Por isso a primeira educação a ser inserida em uma sociedade é a humanização. Sendo a educação a chave entre o homem e a sociedade.
Ele relata que por meio do conhecimento é possível controlar os instintos, a ganância e a violência.
Ele influenciou a educação atual, abrangendo o conhecimento filosófico, sendo que ele crer que uma educação pode modificar toda uma sociedade, e também a política, formando homens éticos, sábios e virtuosos.
Platão teve grande contribuição para a sociedade, colocando seus conhecimentos a favor da filosofia, ajudando no melhoramento do pensamento do homem de forma ética, sendo que o certo era todos tendo envolvimento com a política e desempenhando aquilo que sabe fazer.
Portanto, inúmeros filósofos atuais, se inspiram e tende a interpretar as ideias de Platão, pois seu