teoria adleriana
Resumo
Introdução à Teoria Adleriana
Alfred Adler foi influencia para muitos autores, mas seu nome não é tão conhecido.
A pesar de um grande conhecimento sobre apersonalidade humana, desenvolveu uma teoria simples. Para ele as pessoas nascem com corpos inferiores e fracos o que traz sentimento de inferioridade e por isso dependência de outras pessoas. Assimocorre identificação com o outro que resulta no padrão de saúde patológica.
A Luta pelo Sucesso ou Pela Superioridade
O primeiro principio da teoria é: A força dinâmica subjacente ao comportamentodas pessoas é a luta pelo sucesso ou pela superioridade.
Para a Adler toda motivação estava no impulso de lutar pelo sucesso e pela superioridade. A psicologia individual afirma que todos nascem comdeficiências físicas que traz o sentimento de inferioridade, esse sentimento motiva a pessoa a lutar pelo sucesso ou superioridade. Pessoas psicologicamente doentes lutam por superioridade pessoal,enquanto pessoas saudáveis lutam por sucesso por toda a humanidade. Independente da motivação, cada pessoa é orientada por uma meta final.
A Meta Final
Adler (1956) afirma que as pessoas lutam buscandouma meta final de superioridade ou de sucesso para toda a humanidade. Em qualquer dos dois caso essa meta final é fictícia, a pesar disso ela apresenta grande significados, pois unifica apersonalidade e torna todos os comportamentos compreensíveis. Essa meta é construída pelo poder criativo, que é a habilidade de moldar comportamentos livremente para criar sua própria personalidade.
Ao lutarpela meta final, as pessoas criam e procuram submetas que são conscientes e se agrupam em um padrão final autoconsciente do ponto de vista da meta final.
A Luta como Compensação
As pessoas lutam pelameta de superioridade e por sucesso como compensação pelo sentimento de inferioridade e fraqueza. Essa meta é marcada como compensação para o sentimento de deficiência, mas esse sentimento não...