Atividade Unidade I Alunos
Curso: Serviço Social
Disciplina: Serviço Social: Surgimento e Institucionalização no Brasil.
Sala: 15 A
Professora: Veridiana Lustosa
Atividade Unidade I
01 - O serviço social no Brasil surgiu na década de 1930 – juntamente com a implantação das Leis Sociais – por iniciativa da Igreja Católica. O que eram as Leis Sociais?
02 – A intervenção profissional do assistente social estava dirigida, sobretudo, às situações de “pobreza” e aos “pobres ou desajustados”.Com qual objetivo? Como se dava esta intervenção?
03 - O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta os primeiros anos da década de 30, como fruto da iniciativa particular a fim de ofertar respostas quanto às expressões da questão social.
a) Na organização do campesinato.
b) No interior das elites brasileiras.
c) No bloco anárquico-sindical.
d) No seio do bloco católico.
e) Na laicização.
04- Segundo Iamamoto e Carvalho (idem, p. 126), em síntese o que representa a questão social?
05 – Como era vista a questão social pela maioria dos políticos?
06 - O governo de Getúlio Vargas foi caracterizado por ser forte e centralizador e por investir grandemente no desenvolvimento da indústria de base, para garantir a estrutura de que o capitalismo necessitava para expandir-se. Com isso, acelerando o processo de industrialização. Neste cenário, como vivia a classe operária?
07 – Na esteira do desenvolvimento industrial e seus avanços, como eram as condições de trabalho?
08 – No contexto do desenvolvimento industrial, as atenções eram segmentadas. Descreva quem tinha acesso à educação? E como era vista a saúde?
09 – Em 1923 ocorreu a elaboração da lei de criação das Caixas de
Aposentadorias e Pensões, considerada a primeira lei de previdência social. Também conhecida como Lei Eloy Chaves lei ficou conhecida assim? O que ela concebia aos trabalhadores? Esta lei a todos os trabalhadores?
10 - Qual Lei foi um marco para o início da Previdência Social no
Brasil?
a) Lei