Trabalho de reda o e linguagem jur dica
A comunicação consiste na associação entre o signo e um objeto, entretanto inicialmente, nos primórdios a comunicação não era tão precisa como hoje. Hodiernamente ainda não sabemos como os homens primitivos começaram a se comunicar, se por gritos ou grunhidos, por gestos ou por combinação destes com aqueles.
Por este motivo, discutiu-se muito a origem da fala humana, onde alguns entendiam que os primeiros usos da linguagem s deu através da imitação da natureza, quer seja, imitar o som da queda d’água, dos sons dos pássaros, outros acreditavam que originou-se das exclamações espontâneas de sentimento, como o “ai” de dor, “ah” de admiração, assim como sons pelo uso das mãos e pés e não somente pela fala, através de também de objetos como pedras e troncos.
Apesar de não se saber a real origem da comunicação, sabe-se que ela se deu pela associação de gestos a determinados objetos ou ações, nascendo assim o signo e a significação, ou seja, algo que faz referência a outra coisa e o uso social dos signos, respectivamente, logo, pode-se afirmar que a comunicação se de através da atribuição de significados a determinados signos.
Entretanto, para que a comunicação fosse mais precisa, criou-se a gramática, sendo o conjunto de regras com a função de relacionar os signos entre si, evitando teoricamente a combinação destes de diversas formas. A posteriori, com a falta de permanência e falta de alcance da linguagem oral, deu-se origem primeiramente aos desenhos e após à linguagem escrita, e os signos sonoros e visuais para resolver os respectivos imbróglios.
Porém, a solução mais eficaz encontrada para resolver estes entraves foi a escrita, no século IV antes de Cristo que pode ser transportada a qualquer distância.