A Resiliencia no Desenvolvimento das Crian as
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - FAFIC.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICA – DCSP.
CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS
DOCENTE: AILTON SIQUEIRA
A resiliência no desenvolvimento das crianças.
Katharine Yukari de Oliveira Silva
Mossoró/ fevereiro de 2015
A Resiliência no Desenvolvimento das Crianças.
O artigo discute o conceito de resiliência, visando o seu emprego no desenvolvimento de crianças. Algumas crianças saem-se fortalecidas dos eventos traumáticos e outras não conseguem se recuperar. Colocando esta ideia em termos científicos, a resiliência consiste na capacidade do ser humano de desenvolver habilidades de superação perante situações que lhe são adversas ou ainda diante de eventos traumáticos. Este posicionamento baseia-se nos estudos de Boris Cyrulnik, que marcou um novo direcionamento conceitual baseando-se nos resultados de sua experiência.
Trata-se de um termo que vem sendo difundido aos poucos no cenário brasileiro, a resiliência. O termo é originado na física, que é capacidade de um determinado material resistir a uma pressão. A psicologia tomou o termo emprestado para definir pessoas resilientes, indivíduos que tem a capacidade de resistir adversidades e as resolvem de forma construtiva, aprendo com os conflitos gerados e agregando esse aprendizado ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Essas pessoas podem ser crianças, que desde pequenas aprendem a lidar e superar certas situações na vida.
Hoje em nossa sociedade, existem milhões de patinhos feios, ou seja, de crianças abandonadas e crianças sem um ninho de afeto. Porque o abandono não é apenas o abandono nas ruas, mas é também o abandono em casa. As crianças sem família, sem escola, abandonadas em casa, sem afeto, sem proteção, deixadas de lado pela sociedade não participam do meio social.
Diante de vários conceitos que vão da