atividade politica
A presença do governo, do estado, das eleições e dos partidos estão ai para exigir pelo menos um mínimo de posicionamento de cada um de nós. Mas a política também vive nos surpreendendo com as revoluções, os golpes, as surpresas eleitorais povoam os noticiários dos meio de comunicação. Tudo isso leva as pessoas a crer que a política é imprevisível e isso a torna mas interessante, pois ela significa mudança e transformação. No Brasil, a ampliação da participação política é um processo recente. Os detentores do poder, a serviço de uma minoria, por muito tempo mantiveram a maioria da população fora do processo eleitoral.
Após a proclamação da República surgiram vários movimentos que procuravam criar espaços de participação política. Os movimentos de trabalhadores sempre estiveram à frente desse processo, principalmente na luta por melhores salários e condições de trabalho.
Um governo que faz propaganda de seus atos, para ganhar eleições, está procurando uma hegemonia, uma força de direção baseada no consenso, no convencimento.
O estado e seus objetivos.
A finalidade específica da política institucional, do prisma do estado, é a imposição de uma estrutura econômica à sociedade. Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. O Estado representa a forma máxima de organização humana.
Os meios da política: força e consenso.
De um lado, o estado forte, com a máquina administrativa, a aplicação das leis, o poder de policia. Do outro, a sociedade com o direito de manifestar seu aplauso ou seu repúdio pelo voto. Em outras palavras: A força dominante se obtém através do controle administrativo das instituições governamentais, do uso das leis e da repressão policial. O consenso, através da transformação, por meio de