Atividade de Políticas Públicas
Talvez o maior problema considerado como “estado de coisas” na grande maioria dos ambientes de trabalho seria a questão do lixo. Em meu local de trabalho não é diferente... De cara, verifiquei que o lixo produzido é simplesmente descartado sem nenhum tratamento, sem nenhuma coleta seletiva, haja vista o significativo grau de consumo, especialmente de papel e plástico (copos descartáveis), sendo que realmente nada é reciclado/reutilizado no ambiente de trabalho. Assim, considero a questão do lixo como um “estado de coisas” justamente porque tal problema existe há muito tempo (anos) e isso incomoda bastante do ponto vista ambiental, não sendo necessariamente um “problema político” (deveria ser) em face de que as autoridades, tanto no próprio ambiente de trabalho, quanto na esfera governamental municipal (Vereadores, Prefeito), não se mobilizam frente à questão. Para que essa problemática viesse a ser incluída na agenda governamental e, portanto, se tornar um “problema político”, deveria caracterizar uma situação de crise, catástrofe ou calamidade pública junto à sociedade, sendo alvo de notícias junto à mídia, onde se houvesse mobilizações políticas decorrentes de ações coletivas de atores estrategicamente situados, vindo a se tornar uma oportunidade na qual se percebam as vantagens a serem obtidas com a coletiva seletiva dos resíduos.
2) Usando a internet, faça um estudo da Política de Transferência de Renda com Condicionalidades – Bolsa Família e identifique três issues.
Objetivando erradicar a pobreza e procurando melhorar a distribuição de renda no país, foi criado e implantado o Programa Bolsa Família do Governo Federal para beneficiar famílias em