Atividade I Politicas
Polo: Paracambi
AD1 – Políticas Públicas
Aluno (a): Ana Maria Araujo da Silva
Atividades de Aprendizagem – Unidade 2
1) Sobre a dinâmica de relações entre atores de exemplos e analise situações onde ocorre:
a) Quando os atores se confrontam temos as lutas “ As lutas como o nome define, são contextos de conflitos e confrontos entre os atores” Neste contexto, encontramos as lutas nas arenas redistributivas. “ Geralmente acontecem quando se trata de arenas redistributivas, em que uma situação na qual, para que um ator ganhe, o outro tem que perder” Neste cenário podemos ter uma posição dos atores neste padrão de soma zero ande: nem um lado ganha totalmente nem o outro lado perde totalmente.
b) Os Jogos são situações competitivas, mesmo a lógica sendo vencer, não se precisa eliminar o adversário totalmente conforme explica o texto base para nossos estudos “ Os jogos, por sua vez são situações competitivas, nas quais a lógica é vencer o adversário em uma situação específica, sem eliminá-lo totalmente do processo, de tal maneira que ele possa vir a ser com isso aliado num momento posterior” observa-se com isso que os atores se utilizam das barganhas ou negociações que giram em torno de seus interesses.
c) As Negociações são utilizadas pelos atores para não somente no objetivo final da política, mas principalmente visando seus interesses. “ Uma negociação é um processo que estabelece entre partes que tem recursos de pode e que se mostram dispostos a realizar uma troca que possa trazer benefícios mútuos. Seu ponto chave esta nos concessões que cada uma das partes se dispõe a fazer e uma premissa de que todas as partes devem obter vantagem proporcionais. Um exemplo de negociação é o incentivo fiscal “ Na prática, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia, para incentivar a execução de iniciativas