estudante
1.1 CID 10, F42- Transtorno Obsessivo – Compulsivo.
Transtorno cuja característica é por ideias obsessivas ou por comportamentos obsessivos. As ideias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos que penetram na consciência do sujeito que tenta resistir mas não obtém sucesso , o mesmo reconhece que se trata de seus próprios pensamentos que são estranhos e de prazerosos.
Portanto esses comportamentos compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas e o sujeito não terá nenhum prazer direto da realização desses comportamentos ou ate mesmo a realização de tarefas uteis por si mesmo. Tal comportamento tem por fim prevenir evento objetivamente improvável, sujeito sabe o absurdo e inutilidade de seu comportamento esforçando para resistir.
O transtorno quase sempre é acompanhado de ansiedade que se agrava quando há resistência do sujeito a sua atividade compulsiva.
1.2 DSM-IV-TR
Transtorno Obsessivo Compulsivo 300.3 As principais características dessa patologia são as obsessões ou compulsões recorrentes há alguns tipos de critério para o diagnostico são eles quando ocorrem crises graves que tem permanência de mais de uma hora e que causam sofrimentos, presenças de outro transtorno do eixo I, não se restringindo apenas a ele, se durante a crise a pessoa tem consciência de que tais obsessões ou compulsões são irracionais, e se a perturbação não é de efeito fisiológico de uma substancia como drogas, medicamentos ou de condições medicas.
Obsessões são ideias, pensamentos, impulsos ou imagens que são experiências de forma inadequada trazendo grande nível de ansiedade onde o individuo não possui controle de suas crises, entretanto os adultos consegue reconhecer que tais obsessões são produtos de sua mente, sendo a maioria pensamentos referente a contaminação por um simples aperto de mão demonstra medo e evitam tais contatos, possuem duvidas se fizeram algo ou não, sentem necessidade de organizar suas coisas de uma forma especifica,