atividade politica
O governo,a presença do estado,as eleições,os partidos estão ai,exigindo um mínimo de posicionamento de cada um.Em segundo lugar,porém, o mundo que cerca a politica apresenta-se como uma constante “caixa de surpresas”,não só aos menos acostumandos e mais distantes mas inclusive os que se ocupam de modo “profissional”
As revoluções,os golpes,as surpresas eleitorais povoam os noticiários dos meios de comunição.Tudo leva a crer,inclusive,que esta imprevisibilidade torna a politica interessante,porque ela significa mudança,transformação.
Extistem,portanto,varias orientações possíveis para politica,conforme atenda a esta ou aquela expectativa.No entanto só uma delas se realiza na prática,como orientação dominante.
A atividade politica institucional do estado é um conjunto de respostas a necessidades da vida social desenvolvidas pelos homens em sua história,como a organização da vida coletiva e o atendimento de objetivos comuns. A politica usa uma censura e utiliza coerção com:
Um governo que faz propaganda uma hegemonia,uma força de direção baseada no consenso,no convencimento.Através de cada um destes momentos da atividade politica,coerção ou hegemonia cria-se uma relação especifica com a sociedade.No primeiro caso:Como sociedade politica,e no segundo:Como sociedade civil.
Na sociedade politica:está a administração publica,o judiciário e o conjunto de leis,a censura,a politica e as forças armadas. Etc..
Já na sociedade civil:estão os partidos,as instituições de propaganda,ex:voz do brasil,escolas,empresas,sindicatos,igrejas.etc..
Os objetivos da politica deixam o espaço confinado da disputa institucional,para adquirirem embasemento social.
O Estado e seus Objetivos
Nos casos atuais,a importância de uma estrutura econômica baseada em classes sociais,as que são obrigadas a viver da “venda”de sua forças de trabalho e as que podem “comprar”os produtos deste trabalho. O objetivo do estado brasileiro é a realização de