Atividade módulo 2
Atividade:1
Título: Analisar como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Aluno: Ana Caroline Ribeiro Mangia
Disciplina: Gestão de projetos
Turma: GPTEAD_T0037_0514
Introdução
A globalização tem exigido cada vez mais das empresas. A competição tem se tornado algo inevitável para a sobrevivência no mercado. Entretanto, competir com as empresas do mesmo setor, nem sempre é viável, pois os grandes empresários acabam por sufocar os pequenos.
Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas, desenvolveu uma metodologia que possibilita unir os grandes e pequenos empresários de um mesmo setor e daí tirar uma vantagem competitiva.
Implantar a filosofia do gerenciamento de projetos é algo, aparentemente, complexo, mas, sem dúvida, muito vantajoso e rentável para qualquer empresa.
Quando focamos nas empresas de pequeno porte essa implantação pode ser considerada um desafio, no entanto, os resultados esperados refletem diretamente no aumento da competitividade e, consequentemente, nos lucros da empresa.
Além das pequenas e médias empresas se tornarem mais competitivas, também melhoram sua organização interna e em geral, os processos de atendimento ao cliente, viabilizando também a criatividade e a inovação.
Modos e meios de implantação
O modelo de Gestão Estratégica orientada para resultados – GEOR foi criado para atender a missão do Sebrae que é “Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas”.
Nesse modelo, os projetos são organizados em dois tipos: de atendimento e internos.
Para atender aos pequenos e médios empresários, sugere-se implantar o modelo de atendimento de encadeamento produtivo, que consiste em atender a um grupo de empresários de uma mesma cadeia de valor, tendo como base uma empresa âncora, para melhorar a competitividade e facilitar os negócios