A importancia da arte na educação
A arte é uma disciplina muito importante que merece ser analisada e estudada e não tem como objetivo formar pintores, escultores ou peritos em arte, mas visa à formação da: criatividade, do senso critico, da estética, da expressão de seus sentimentos e do relacionamento social, além de motivar o praticante a descobrir o contexto histórico de certa obra. Mesmo sendo uma disciplina tão rica e necessária, ela não é praticada corretamente nas escolas brasileiras e sendo considerada por alguns como perda de tempo ou desvalorizada em vista de outras disciplinas, por exemplo, a maioria das escolas paranaenses já não possuem a disciplina artística nos dois últimos anos do Ensino Médio.
A arte deve estar presente na vida da criança desde seus primeiros anos de vida, pois logo cedo estimula a sensibilidade, incentiva a pensar, sentir e agir diferente e favorece o seu desenvolvimento criador, pois todos os seres humanos já nascem com capacidade de criar, aprender e ensinar, e nessa etapa é muito importante o papel da escola. Assim ela ajudará a formar um individuo mais sensível que enxergará o mundo com outos olhos.
Arte é vista e sentida de diferentes formas entre os adultos e crianças. Os adultos veem a arte como sinonimo de beleza, decoração e exposição, enquanto os pequeninos a veem como forma de se expressar tanto o que sentem ou que descobrem na natureza, por isso que as crianças tem tanto prazer em brincar e desenhar.
Geralmente por volta dos dois anos de idade, a criança começa a imitar os adultos e a se manifestar atraves de desenhos, sons e movimentos corporais sem medo de se arriscar, pois está num processo de descobrimento e exploração de tudo o que está ao seu redor, esse periodo é conhecido como gratujas. Os rabiscos, por exemplo, ao decorrer do tempo se tornaram letras e desenhos mais nítidos. Por mais que pareçam "traquinagem de criança" as gratujas devem ser estimuladas tanto pela escola como pelos pais, pois serão a