Atividade Laboratorial I
Pendulo gravítico
Objetivo:
Comprovar a relação entre o período (T) e o comprimento da linha (l)
Introdução teórica :
O pêndulo gravítico, é um sistema constituído por um corpo sólido e móvel que está suspenso por um fio, num ponto fixo. Se o este estiver imóvel, apenas sob a influência da força da gravidade e da tenção que o fio exerce sobre ele, dizemos que o pêndulo está em equilíbrio, pelo contrário, se o pêndulo for afastado, por ação da força da gravidade tende a voltar à posição de equilíbrio. Quando o pêndulo é largado de uma posição na qual o ângulo é menor que 30º e diferente de 0º, o pêndulo adquire um movimento harmónico simples, em torno da posição de equilíbrio.
Uma vez que o movimento do pêndulo obedece a uma grande regularidade é possível estudá-lo de acordo com as leis do movimento harmónico simples, sendo assim possível determinar o seu período pela seguinte equação:
O período do movimento pode ser deduzido através da expressão anterior:
T = 2 π √(l / g)
Na qual “T” é o período do movimento, “g” é a aceleração da gravidade, e “l” o comprimento do fio.
Assim, o período não depende da amplitude do movimento, não depende da massa do pêndulo, mas é diretamente proporcional ao comprimento do fio.
Para representarmos estes valores sob a forma de um gráfico deveríamos representar os diferentes valores do comprimento do fio no eixo horizontal, e no eixo vertical, os valores de T, assim, teríamos que resolver a expressão deduzida para o período, T, com cada valor do comprimento do fio já considerado (por exemplo, através da construção de uma tabela), e nos valores do eixo vertical representaríamos os valores de T. Com este método, encontraríamos vários pontos para o eixo vertical em função do comprimento do fio, depois de achados estes pontos, bastaria uni-los uns aos outros e desta forma construir um gráfico linear.
Desta forma, será possível avaliar a qualidade da reta que melhor se ajusta aos resultados