trabalho 1
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SUL-RIO-GRANDENSE – campus Pelotas
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Disciplina de Circuitos Elétricos III
Prof. Carlos Mendes Richter
Atividade Laboratorial 01
Resposta em Freqüência
Tuane Pereira
Pelotas, 22 de Abril de 2015
1. Introdução
O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas com filtros em laboratório. Será mostrada toda parte teórica e prática elaborada, onde é possível analisar as resposta em freqüência que cada tipo de filtro apresenta.
Os filtros são circuitos, amplamente utilizados, que apresentam uma determinada função de transferência. Essas funções caracterizam o seu funcionamento com relação as freqüências dos sinais de entrada e saída.
Pode-se dividir os filtros em quatro tipos:
Filtro passa-baixa (FPB): Esse filtro tem como característica deixar passar apenas as baixas freqüências, sendo limitada pela frequência de corte (fc). Toda frequência que estiver acima da frequência de corte, será atenuada por esse filtro.
Filtro passa-alta (FPA): O funcionamento desse tipo de filtro é contrário a descrição do filtro anterior, ou seja, nesse caso apenas as freqüências que estão acima da frequência de corte passam por ele e as frequências abaixo da fc ficam atenuadas.
Filtro passa-faixa (FPF): esse filtro apresenta duas frequências de corte, uma inferior e outra superior. Apenas as freqüências que ficam compreendidas entre essas duas freqüências passam pelo filtro. Ou seja, todo sinal que tiver uma frequência fora desse intervalo, será atenuado pelo filtro.
Filtro rejeita-faixa: O funcionamento desse filtro é contrário ao
FPF, nele todos os sinais que tiverem frequência fora do intervalo que compreende a frequência de corte inferior e superior podem passar.
Também se podem classificar os filtros em passivos e ativos:
Passivos: não possuem amplificação, sendo utilizado apenas capacitores e indutores na sua construção
Ativos:
possuem
amplificação,
utiliza