relatóro de fisica e quimica
Física e química A
Professor António Albuquerque
Preparação de soluções de concentração rigorosa
Relatório elaborado por:
Luís Sousa, nº 20
Miriam Cardoso, nº 21
Rita Passinhas, nº 26
10º B, turno 2, grupo IV
Índice
Objetivo 3
Introdução teórica 3
Materiais utilizados 4
Reagentes 4
Procedimento experimental 5
Registo de medições 6
Cálculos 6
Conclusão 7
Bibliografia 7
Objetivo
A presente atividade prático-laboratorial teve como objetivos centrais a preparação de duas soluções. Uma a partir de um composto sólido (CuSO4.5H2O) e outra a partir de uma solução mais concentrada.
Introdução teórica
Este relatório de foi realizado no âmbito disciplinar de Física e Química A, após a realização de uma aula prático-laboratorial acerca da preparação de soluções.
Em, primeiro lugar convém, então, salientar que o manuseamento de reagentes implica o conhecimento das normas de segurança a respeitar, bem como as propriedades próprias do soluto, que obrigam a procedimentos particulares, nomeadamente o de bata.
O soluto que se utilizou nesta atividade prático-laboratorial é um composto denominado sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4.5H20). O Sulfato de Cobre (II) é um composto químico cuja fórmula molecular é: CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que diferem pelo seu grau de hidratação. Deste modo, este é geralmente encontrado na sua forma penta-hidratado (CuSO4.5H2O).
Portanto, nesta atividade laboratorial procedeu-se à diluição de uma concentração, procedimento este que consiste na adição de solvente a uma solução a fim de que se torne menos concentrada. Para isso, iniciou-se a noção de fator de diluição, ou por outras palavras, a relação entre o volume da solução diluída e o volume da solução mais concentrada de que se partiu. Desta forma, tentámos aplicar os conhecimentos teóricos que adquirimos nas aulas relativos às soluções e às