relatorio qumica aedb

1622 palavras 7 páginas
AEDB – ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE ENGENHARIA DE RESENDE

RELATÓRO QUIMICA 08

Resende
Junho 2013

RELATORIO EXPERIMENTO 08 – QUIMICA – 2013
1. INTRODUÇÃO:
EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE. REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO. PONTO DE EQUIVALÊNCIA E TITULOMETRIA 1.1 Teorias de ácido e base
O comportamento ácido-base é conhecido de longa data. Os termos ‘ácido’ e ‘sal’ datam da Antiguidade, ‘álcali’, da Idade Média e ‘base’ do século XVIII. Boyle, no século XVII, estudou os indicadores, inclusive o corante vermelho do pau-brasil. Os indicadores começaram a ser utilizados em titulações no século XVIII.
As teorias ácido-base, ou seja, as teorias que procuram explicar comportamento dessas substâncias baseando-se em algum princípio mais geral, são também bastante antigAS. As principais, cronologicamente em relação a seu surgimento, são as teorias de Arrhenius (1887), dos sistemas solventes (1905), protônica (1923), eletrônica (1923), de Lux (1939), de Usanovich (1939) e ionotrópica (1954), sem esquecer as críticas de Werner (1895 a 1911).
1.2 Titulometria - Titulação
Uma titulação consiste num procedimento analítico, no qual uma quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Quando em uma titulação o volume de uma determinada solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria (AMÓS, 2004; BARBOSA,2000).
Na titulação existem dois componentes fundamentais que são: titulante, reagente ou solução cuja concentração é conhecida e, o titulado, composto ou solução cuja concentração é desconhecida. Normalmente, a titulação é feita adicionando-se, controladamente, o reagente de concentração conhecida (titulante) à solução da substância com concentração desconhecida (titulado), ou vice-versa, até que se julgue que ela reagiu por completo. Então, através do volume de reagente adicionado (titulante) e da sua concentração, determina-se a

Relacionados