Atividade Laboratorial I
Coeficiente de viscosidade de um liquido
Objetivo:
Determinar o coeficiente de viscosidade da glicerina.
Introdução teórica :
A viscosidade de um líquido, é uma propriedade que o pode tornar mais ou menos adequados para certos fins. A viscosidade é uma medida da resistência interna oferecida pelo líquido ao acto de fluir, resultando das forças de atrito interno entre diferentes camadas do líquido que se movem com velocidades relativas diferentes.
O físico britânico, George Stokes, no século XIX, foi o primeiro a estudar a forca de resistência ao movimento em fluidos para velocidades constantes. Para uma esfera que é largada em queda livre, desce com movimento uniformemente acelerado; ao entrar no líquido tem movimento retardado, dado o aumento da força de resistência que, sendo oposta ao movimento da esfera, contribui para uma diminuição cada vez maior da aceleração e, a partir de um determinado instante, passa a ter movimento uniforme.
A esfera fica sujeita a uma força vertical, dirigida de baixo para cima, impulsão, que se mantém constante durante a descida. Após ter percorrido alguma distância no interior do líquido, a resultante das forças anula-se e a velocidade terminal (velocidade constante) é atingida.
As forças que actuam na esfera são o peso, a força de resistência ao movimento e a impulsão.
Se nestas expressões substituirmos pela equação de definição das mesmas e atendendo a que o volume da esfera é calculado por:
Obtemos:
Esta última expressão permite calcular a velocidade terminal, utilizando um sensor e a partir desta, o coeficiente de viscosidade η do líquido:
Procedimento experimental:
Substancias e Soluções:
Agua;
Glicerina;
Material:
Balança semi-analítica (±0,01g);
Proveta (100ml) (3);
Esfera;
Fita métrica;
Espátula;
Cronometro (±0,01s);
Goble;
Termometro;
Descrição da experiência:
Colocou-se