ATIVIDADE II SANDRA
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDU
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
JOÃO PEDRO SOARES DOS ANJOS
Política e Organização da Educação básica no Brasil – Atividade II
MACEIÓ
2015
Política e Organização da Educação básica no Brasil – Atividade II
1- Um dos maiores, se não o maior, conflito existente no cenário político nacional ao final dos anos 50 e início dos anos 60 foi o golpe de 1964 que deu início a implantação da ditadura. Foi o golpe civil-militar de 1964 que deu inicio à implantação de ditaduras que constituiriam um círculo de terror como nunca a América Latina conheceu.
No contexto internacional da época, um dos maiores conflitos foi designado como “Guerra Fria”. Em 1960, vivenciávamos um período de tão difícil classificação, devido a uma falta de definição de paz ou guerra, que um neologismo teve que ser criado: “Guerra Fria”. Em termos objetivos, a Guerra Fria consistia principalmente em uma “retórica apocalíptica” das duas superpotências da época: URSS e EUA e na capacidade de ambas em influenciar os demais países, em especial os do chamado “Terceiro Mundo”. Ainda ocorrera o golpe militar na Argentina, a guerra do Vietnã, movimento pelos direitos civis dentre outros.
2- A questão agrária foi um dos principais pontos focados no debate político durante os anos em que João Goulart ocupou a presidência. Foi, em grande parte, naquele momento que se consolidou a noção de que o Brasil necessitava de uma reforma agrária capaz de eliminar a grande propriedade, o latifúndio, visto como obstáculo fundamental ao desenvolvimento. A partir de meados dos anos 1940, e durante a década de 1950, que esses conflitos não apenas se intensificaram, mas também passaram a assumir uma feição nova. Tornou-se corrente, a partir dali, a idéia de que a questão agrária configurava um dos nossos problemas sociais mais sérios, resultado de um padrão concentrador da propriedade da terra instituído ainda no