Greenpeace
Em 1971, saindo de Vancouver, um grupo de ecologistas, jornalistas e hippies deram início ao Greenpeace. O grupo, que tentava impedir testes nucleares norte-americanos em uma pequena ilha na costa do Alasca, jamais imaginou a magnitude que esse nome teria, após anos. Hoje, presente em diversos países do mundo e tendo participado de inúmeras ações em prol do meio ambiente e a favor de um mundo mais verde e melhor. No Brasil, o que Greenpeace completa 23 anos em 2015, a chegada da organização no país aconteceu no dia 26 de abril de 1992, enquanto acontecia a ECO-92 o navio Rainbow Warrior chegou em Angra dos Reis com objetivo de relembrar o acidente nuclear que aconteceu em Chernobyl, Ucrânia.
Imagem 1: Návio Rainbow Warrior chegando a Angra dos Reis.
Fonte: http://www.greenpeace.org
No Brasil o Greenpeace atua com ações voltadas para a proteção das florestas, fazendo manifestos e petições que visam a preservação das mesmas; a organização atua também contra o uso de madeiras ilegais. Há também um projeto de energias renováveis que tem como objetivo conscientizar as empresas e o governo sobre o uso desmedido de petróleo e carvão, incentivando o uso de energias renováveis. Para aumentar a consciência das pessoas sobre o aquecimento global e incentivar práticas sustentáveis, o Greenpeace tem o projeto Juventude Solar; que é um treinamento que acontece centros comunitários, com objetivo de ensinar sobre energia solar.
Imagem 2: Campanha contra energia nuclear
Fonte: http://www.greenpeace.org
Imagem 3: Ação do Greenpeace contra o desmatamento
Fonte: http://www.greenpeace.org
Imagem 4: Cartaz de Conscientização
Fonte: http://www.greenpeace.org
O Greenpeace conta com a colaboração de voluntários para divulgar, apoiar e conseguir apoio para suas ações. Os voluntários participam de uma rede social criada pela organização, o GeenWire; que é uma rede social que os voluntários do Greenpeace usam para divulgar ações, conversar entre si e fazer