atividade física voltada ao emagrecimento
O excesso de peso causa série de problemas metabólicos. Os exercícios aeróbicos são eficazes na redução de peso. Os exercícios aeróbicos e treinamento de resistência e treinamento de força podem ser eficientes até mesmo quando não há restrição alimentar. Exercício isoladamente e pouco eficiente para a perda de peso.
Balanço energético: gastar mais energia do que consumir para a perda de peso.
Pequenos aumentos na ingestão diária representam um aumento substancial de peso com o passar do tempo. Se a ingestão calórica for maior que o consumo em 100 kcal diariamente, em 1 ano totalizaria 36.500kcal. Cada 7.000kcal produzem 1 kg de gordura corporal, no final de um ano de excesso haverá um aumento de 4.7kg de aumento de peso corporal.
As variações das atividades aeróbicas podem aumentar o gasto calórico. Sempre que possível não deixar que o corpo se adapte as atividades físicas, com mudanças de intensidade, ambiente e horários.
Princípios para emagrecimento
A dieta balanceada para boa nutrição contêm carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, e água.
A perda de peso deve ser gradual entre 0,5 e 2k por semana.
A ingestão calórica deve ser de pelo menos 1.200 kcal por dia e o déficit calórico não deve exceder a 1.000 kcal.
Para perder 0,46 kg de gordura, é necessário um déficit calórico de 3.500kcal.
A velocidade de perda de peso diminui ao longo do tempo, porque a diferença entre a ingestão e as necessidades calóricas fica menor conforme perdemos peso.
A perda de peso deve estar relacionada a perda de massa gorda e não massa magra.
Um treino de alta intensidade têm benefícios tanto para o emagrecimento quanto para o ganho de força (massa muscular). O treinamento combinado entre força e aeróbio traz benefícios significativos para a perda de peso, que não necessariamente precisa fazer exercícios de resistência.