Atividade física para diabeticos
• conscientizar-se da importância de praticar exercícios e manter uma vida ativa para promover a saúde;
• reconhecer e saber avaliar os efeitos das diferentes formas de atividades físicas sobre a glicemia sangüínea de acordo com variáveis como horário, tipo de exercício, volume, intensidade;
• saber realizar os ajustes alimentares e/ou medicamentosos para manutenção da homeostasia metabólica durante e após as práticas físicas. Aptidão física pode ser considerada uma condição corporal na qual o indivíduo possui energia, vitalidade e as habilidades motoras suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades recreativas, isso sem excessiva fadiga (NIEMAN, 1999). Como ressalta o senso comum, fazer exercícios é bom para a saúde e MATSUDO (1999) destaca não estar mais em discussão os benefícios do esporte, mas sim, qual a forma mais correta de praticá-los visando alcançar ou manter a saúde. Pois, tanto a falta quanto o excesso de exercícios podem ser danosos ao organismo, especialmente em se tratando de pessoas com problemas metabólicos, como diabetes.
Atividade física e Hipertensão Arterial
Quais exercícios devem ser praticados por quem tem Hipertensão Arterial?
Inicialmente você deve ir ao seu médico para diagnosticar o nível de sua Hipertensão Arterial.
Isso é muito importante, pois existem vários tipos de Hipertensão Arterial.
Os exercícios mais indicados sempre são os chamados aeróbicos, quer dizer, os que exijam um comprometimento do pulmão e coração em níveis adequados (entre 60 e 80% da sua frequência máxima) aproximadamente. Entre eles estão: caminhadas, dança, patinação, e exercícios em que você utilize grandes músculos do corpo associado a uma exigência do sistema cárdio-respiratório são os mais indicados.
Evite os exercícios isométricos como musculação, levantamento de