Exercícios fisicos para diabéticos
Diabetes é uma doença metabólica caracterizada principalmente pela falta de insulina acarretando em um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, o excesso de sono no estágio inicial e problemas de cansaço em efetuar as tarefas desejadas, desde as mais simples às mais complexas. Embora ainda não haja uma cura definitiva para a diabetes, há vários tratamentos disponíveis que a mantém sob controle, quando seguidos de forma correta e regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente como, por exemplo, atividades físicas.
O exercício físico tem um importante papel no controle e prevenção da diabetes. Tanto o exercício aeróbico quanto o anaeróbico contribuem no controle dos níveis glicêmicos, pressão arterial e do risco cardiovascular, desde que realizado de forma regular e correta.
Efeitos da atividade física em Diabéticos
A atividade física é essencial no tratamento do Diabetes. O objetivo dos exercícios é a otimização da capacidade funcional, controle de peso corporal, controle dos níveis glicêmicos e a redução de outros fatores metabólicos de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A prática de exercícios físicos provoca a elevação da sensibilidade dos tecidos à insulina e, com isso, a tolerância à glicose aumenta.
De forma geral pode-se dizer que a pratica de exercícios físicos leva a resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados, dieta controlada e a devida medicação prescrita pelo medico, os diabéticos ganham vários benefícios como, por exemplo: * Elevação da eficácia da insulina: Exercícios físicos ajudam o corpo a responder à insulina presente e a transportar de modo mais eficiente a glicose sanguínea para dentro das células. * Diminuição nos níveis de glicose no sangue durante e por até 48 horas