CSA o maior de alagoas
É o recordista em Ganhar Titulos Campeonato Alagoano de Futebol profissional, com 37 conquistas, sendo que por 3 vezes foi tetracampeão estadual. Em nível nacional, o CSA já esteve presente em 12 edições da Série A do Campeonato Brasileiro (a partir de 1971), 8 da Série B do Brasileiro e outras 13 da Copa do Brasil. É ainda o único clube do futebol alagoano a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1999, tendo chegado a decisão do torneio sul-americano, feito jamais igualado por equipes da região norte-nordeste brasileira em competições da Confederação Sul-americana de Futebol.
O Centro Sportivo Alagoano foi fundado no dia 7 de setembro de 1913 na Sociedade Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio, quando um grupo de desportistas, liderado por Jonas Oliveira, se reuniu com o objetivo de criar a agremiação. Seus fundadores foram os seguintes: Jonas de Oliveira, Osorio Gatto, Entiquio Gomes Filho, Antenor Barbosa Reis, Francisco Rocha Cavalcante, Arestides Ataide de Oliveira, Antonio Miguel de Oliveira e Vicente Grossi.
O primeiro nome do clube foi Centro Sportivo Sete de Setembro, em homenagem a sua data de fundação, e começou a funcionar na própria sede da Sociedade Perseverança, onde ficavam guardados os seus primeiros barcos. Ali, se formou uma verdadeira academia de atletas, pois o clube dispunha de um corpo de lutadores de boxe, luta greco-romana, além de