Atividade física na terceira idade
A atividade física é um ponto importante na qualidade da vida do idoso.
Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativa na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.
Um dos aspectos mais fascinantes que tem sido motivo de várias pesquisas é a relação entre o exercício e a longevidade. Os estudos têm demonstrado que os indivíduos físicos ativos apresentam menor deterioração da aptidão física.
A atividade a ser realizada pelos idosos depende exclusivamente do organismo e da sua capacidade. Após tomar a decisão deve se fazer uma avaliação clínica para saber qual a atividade ideal a ser adotada.
É importante que o idoso tenha prazer na prática do exercício.
Dentre os benefícios da atividade física podemos citar:
Melhora a velocidade ao andar e do equilíbrio;
Melhora da ingestão alimentar;
Melhora da postura;
Diminuição da depressão;
Melhora nos reflexos.
Controle de doenças como diabetes, artrite, doenças cardíacas e problemas como colesterol alto e hipertensão.
Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.
Com o idoso é preciso trabalhar os 3 sistemas do corpo humano: o cardiovascular, o nervoso e o músculo esquelético.
Entre as atividades que trabalham o sistema cardiovascular (andar de bicicleta, caminhar e fazer natação) privilegiar o sistema músculo-esquelético, a musculação e a ginástica e atividades como Ioga e Tai Chi Chuan dão mais atenção ao sistema nervoso.
Exercícios na terceira idade
Caminhada
A caminhada auxilia numa melhora do sistema cardiovascular, além de fortalecer o músculo esquelético, que são os músculos das pernas e dos pés, mantendo o idoso com uma melhora de coordenação motora e postural.
O ideal é fazer atividades físicas duas vezes por semana, pelos menos, por uma hora ou de acordo com a possibilidade de cada um.
Hidroginástica