Atividade física na terceira idade
Aluno: João do Vale Cruz
Série: 3ª série do Ensino Médio
A importância da Atividade Física na Terceira idade
Introdução:
Em qualquer idade, a atividade física é essencial para o bem estar e saúde de um individuo. A terceira idade é a fase em que o exercício físico se torna ainda mais importante do que em outras fases da vida. Depressão, Ansiedade, problemas cardíacos e respiratórios são algumas das enfermidades que mais atingem o idoso na sociedade contemporânea.
Já é comprovado que a atividade física pode tanto prevenir, quanto tratar de tais doenças, se tornando assim um dos melhores métodos de se melhorar o cotidiano de um idoso.
Desenvolvimento:
Além de prevenir doenças, o exercício físico praticado com regularidade ajuda a diminuir a perda da força muscular e a diminuição da coordenação, flexibilidade e da agilidade. Todas estas são transformações naturais do processo de envelhecimento. A atividade física melhora o funcionamento cardíaco e respiratório, o que diminui consideravelmente o risco de infartos, derrames cerebrais e diversas doenças respiratórias. Ao atuar na coordenação e na flexibilidade do idoso, a atividade física diminui o risco de quedas e também de problemas de coluna como a Artrose e a Hérnia de Disco. Além de tudo o exercício físico melhora a autoestima e traz bem estar tanto imediato quanto em longo prazo para quem o pratica, ajudando assim em problemas como a Depressão e a Ansiedade, já citados anteriormente. Porém é preciso levar em consideração as capacidades e limitações de cada idoso ao praticar atividades físicas. Todo e qualquer exercício deve ser feito de acordo com a orientação médica, de forma regular e continua, mas sem exageros.
Conclusão:
Diante dos argumentos supracitados, é possível concluir que a atividade física trás benefícios