atividade fisica na terceira idade
Palavras-chave: terceira idade, atividade física, qualidade, benefícios, envelhecimento. Introdução
Este trabalho tem por finalidade discorrer sobre a qualidade de vida na terceira idade mostrando seus aspectos positivos e os efeitos maléficos para quem não os pratica. A qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida como a manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual (Organização Mundial de Saúde, 1991).
A chegada da terceira idade trás consigo algumas limitações sobre o corpo de qualquer um, mas a prática regular de exercícios físicos deve ser mantida com a orientação de um médico, isso contribui para a conservação da vida.
* Artigo elaborado pelos alunos do 3º ano D, Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Ayrton Senna. Disciplina de Educação Física, Prof. Paulo Menezes. Goiânia, 2011.
A diminuição da atividade física acaba gerando uma baixa na auto-estima, a uma fragilidade no corpo sendo propício a mais doenças, o que acaba levando o idoso ao isolamento social. O aumento da resistência do corpo e da força muscular são alguns dos benefícios da atividade física, algumas mudanças são normais com o envelhecimento como o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular. Praticar exercícios físicos na terceira idade combate a obesidade e melhora a capacidade do corpo, o fortalecimento muscular reduz dores.
Cada vez mais nos deparamos com evidências apontando para o