trabalho final
Pedagogia
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Acadêmicas:
Edilaine Amélia Velho – RA416900
Fabiana Prestes – RA 412469
Direitos Humanos e Pluralidade Cultural
Tutor a Distância: Djalma Silveira
Eldorado-MS
23/04/2013
ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL
As mudanças são constantes no nosso cotidiano e com a Educação não são diferentes, as leis educacionais vêm sofrendo mudanças significativas com a criação da LDB os professores devem conhecer e acompanhar essas transformações na vivência do dia a dia, pois a realidade era outra, a legislação criou a LDB para criar regras para as ações e para poder colocar em prática o que era proposto, permitindo a participação de professores, diretores e alunos nessa nova amplitude abrindo novos horizontes e permitindo alguns órgãos a elaboração de normas e delegar autonomias.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica. Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo. Elaborar esse documento é uma oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino. Segundo leituras dos textos propostos, podemos observar que, não há somente uma única estrutura no Sistema de ensino no Brasil e sim vários que constam na LDB.
Venho apresentar alguns pontos da LDB que interessam a esse trabalho.
Ao analisarmos o título V, da LDB – Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino que nos fala sobre a Composição dos Níveis Escolares.
A educação escolar compõe-se de: Educação básica, que tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores,