Atividade física: benefícios e responsabilidades
Durante toda a história as pessoas ficam e ficaram doentes por inúmeros motivos. Nas últimas décadas, houve uma mudança na maneira delas adoecerem; antigamente era principalmente por doenças transmissíveis devido à falta de higiene e saneamento, hoje esse quadro modificou-se. As doenças tornaram-se crônicas, como diabetes, hipertensão, muitas devido ao modo de vida da população, a inatividade física. Esse problema não é responsabilidade apenas das pessoas, de suas vontades; muitas delas não sabem o mal que estão causando a si próprias e além do mais o governo tem que promover atividades e promoção da saúde, e manter essas ações.
O sedentarismo é uma das causas de várias doenças que estão cada vez mais acometendo a população e cada vez mais cedo. Um exemplo disso é a diabetes tipo II; nela a uma diminuição da sensibilidade a insulina pelo organismo levando ao aumento de açúcar do sangue. Antigamente essa doença aparecia apenas em adultos ou idosos, tanto que era conhecida como diabetes senil. Devido às mudanças de estilo de vida da população, porém, começam a aparecer em adolescentes. Outras doenças ocasionadas pela inatividade física é a obesidade, hipertensão, doença arterial coronariana.
A inatividade física deve-se as mudanças na sociedade, onde as pessoas apresentam dias mais corridos, aonde não há tempo para uma boa alimentação muito menos para atividade física visando a saúde e a qualidade de vida. Juntamente com esse quadro a tecnologia faz com que as pessoas mexam-se menos; o uso do elevador ou escada rolante praticamente inutiliza a escada comum, é um exemplo assim como o controle remoto, os veículos motores.
Para mudar esse quadro, a mídia, os governos tentam mostrar a importância da atividade física, porém ainda há gente que não as conhece, que só compreendem essa importância quando já estão doentes, obesas, hipertensas, com risco de infarto, com a glicose elevada. Apesar de alguns erros, só a