Atividade Do Texto 06
Universidade Federal de Pernambuco
Aluno: André Fernando de Souza Melo
Professora: Ana Lúcia Félix
1. Destacar objetivo e ponto de vista da autora.
Construir uma prática de avaliação que supere o modelo de avaliação classificatória e autoritária, convertendo-a em instrumento de aprendizagem. Ela defende um tipo de avaliação que leve o aluno a tomar consciência do próprio processo de aprendizagem, a medida que esta tomada possibilite avançar nesse processo.
2. Ação intencional (significado e objetivo da educação).
A educação escolar é orientada por metas constituídas de intenções que se fazem presentes em todo o processo ensino-aprendizagem. Essas intenções da ação educativa estão relacionadas com a natureza social e a função socializadora da educação escolar, que tem por último promover o desenvolvimento humano. De acordo com Coll (1990): “as situações escolares de ensino/aprendizagem supõem um propósito”. E é propósito da educação escolar provocar modificações no sujeito, influindo no seu pensar e agir por meio da aprendizagem, ainda de acordo com Coll: “a educação escolar é um fenômeno essencialmente social e socializador”.
3. Avaliação: atividade inerente à ação (características dessa avaliação).
A avaliação é uma atividade constituinte da ação educativa, quer nos refiramos à avaliação do projeto educativo, avaliação do ensino ou à avaliação de aprendizagem. Podemos, então, compreender a avaliação como uma ação intencional do projeto educativo. Uma avaliação como instrumento de impulso da aprendizagem, enquanto reflexão sobre a mesma, tornando-se ela própria uma ação.
4. Avaliação no contexto da aprendizagem significativa (características e objetivos).
Segundo Madruga, aprendizagem significativa tem como características: “é que seu conteúdo pode relacionar-se de um modo substantivo, não arbitrário, ao pé da letra, com os conhecimentos prévios do aluno, e que este há de adotar uma atitude favorável para tal