Binder4
16285 palavras
66 páginas
17/06/2015Redes Sociais e
Comunicação
Aula 1
Práticas de leitura: do impresso ao digital
A internet tem sido tema de debate entre estudiosos de diferentes áreas, que se interessam principalmente pelas transformações que ela tem provocado na sociedade, na cultura e no uso da linguagem. Em relação à produção e à leitura de textos digitais, inicialmente, pensava-se que o computador e a internet eram apenas um suporte diferente. Percebe-se que esta diferença impacta nas práticas de escrita e de leitura de diversas formas.
1
17/06/2015
Braga e Rincarte (2005) afirmam que a leitura na tela do computador tem implicações físicas, como o cansaço visual gerado pelo brilho da tela, pela necessidade de movimentos oculares mais amplos (devido à resolução da tela) e pela posição fixa para a leitura. Para Marcuschi (2001), o novo espaço de escrita propiciado pela internet pode ser entendido como um espaço cognitivo em que as estratégias que utilizamos hoje para lidar com o texto precisam ser revistas.
Por serem fragmentários e não lineares, os textos digitais exigem um esforço maior do leitor, que precisa ter um conhecimento mais amplo sobre diferentes áreas para relacionar esses fragmentos e traçar rotas de leituras, o que provoca um stress cognitivo. 2
17/06/2015
De acordo com Carr (2010 apud RAJAGOPALAN,
2013, p. 48), “a internet veio mudar as nossas formas de pensar, ler e lembrar as coisas”.
Segundo Chartier (1994), a invenção da imprensa em meados do século XV é um marco importante nesta história, pois modificou os modos de reprodução de textos e de produção de livros.
Não houve uma ruptura tão grande entre o manuscrito e o livro. (Chartier, (1994).
O manuscrito continua a ser estruturado em papel dobrado e encadernado, com uma escrita linear, é percebido como uma obra em seu todo.
3
17/06/2015
Aula 01: Práticas de leitura: do impresso ao digital Continuando
Livro digital em relação ao livro impresso: rupturas
A materialidade do livro se perde, pois