Trabalho de Educação Física
O trabalho por tempo prolongado, em pé, gera sobrecarga na coluna e fadiga na musculatura. Mesmo sentado diante de sua classe para preparar as aulas, o uso inadequado do computador na escola (falta de apoio para os punhos, monitor não ao nível da vista, cadeira sem regulagem de altura, reflexo, etc.), pode causar problemas.
O trabalho do Professor também é caracterizado pela correção de centenas de provas e trabalhos escolares que acaba forçando demais sua visão, ocasionando uma possível perda da mesma. Outro problema de má postura em sala de aula, é o hábito de escrever no quadro em ângulo superior a 90 graus e não é raro vê-lo pelos corredores, carregados de livros, papéis e coisas pesadas que geralmente ocasionam dor nas articulações ou coluna.
Cuidados que o profissional precisa tomar para evitar ou minimizar estes problemas:
Ficar muito tempo em pé provoca dores nas pernas e pés, então se possível, revezar a postura em pé com a postura sentada e não ficar apoiado sempre na mesma perna.
Procurar não permanecer períodos prolongados com o braço elevado, principalmente em posição superior a 90 graus, quando for escrever no quadro. Para diminuir o risco do surgimento de dores e desconfortos é preciso reorganizar a dinâmica das atividades de sala de aula. Em vez de escrever no quadro todo o conteúdo da aula, ditar ou fornecer um resumo impresso da matéria aos alunos, pode ser uma alternativa menos desgastante. O uso de material de apoio como retroprojetor, datashow e vídeo, também são indicados.
Ter cuidado com a quantidade de materiais que carrega durante o dia, procurar deixar parte dele em seu armário ou distribuí-lo para