Trabalho de Pi Papilomatose Bovina
O que é a papilomatose bovina
A papilomatose bovina é conhecida também pelos nomes de verruga, figueira, verrucose, fibropapilomatose e epitelioma contagioso e caracteriza-se pela presença de lesões tumorais que acometem a pele, mucosas e certos órgãos. No caso dos bovinos, causa prejuízos por depreciar o couro do animal, assim como a queda na produção leiteira de vacas acometidas no úbere, tornando-os susceptíveis a infecções secundárias, resultando em mastite. Seu agente etiológico é um vírus e pertencente a família Papovaviridae, que possui uma fita de DNA dupla, sendo que os diferentes tipos de vírus da papilomatose bovina (VPB) resultam em lesões distintas:
Tipos de vírus
VPB 1 : acomete o pênis, tetos e pele;
VPB 2: acomete a pele, rúmen e esôfago. Esta associado ao câncer de bexiga ;
VPB 3: acomete a pele;
VPB 4: acomete a mucosa do trato alimentar;
VPB 5: acomete tetos e úbere (semelhante à grão de arroz);
VPB 6: acomete tetos e úbere também.
Embora todas as faixas etárias possam ser atingidas, a mais acometida são animais até dois anos de idade. Animais confinados são mais susceptíveis aos surtos. Em bovinos leiteiros, há certa predileção do vírus pelo úbere e tetos. Já nas bezerras, os locais mais acometidos são pescoço, barbela, orelhas, chanfro, regiões peri-ocular e peti-labial.
Transmissão
A transmissão da forma cutânea se dá por meio de contato direto entre um animal infectado e um sadio ou por meio do contato indireto através de cercas, bebedouros, fômites e ectoparasitas.
Subdivisão do vírus
Os vírus da papilomatose bovina estão divididos em dois grupos distintos quanto a sua patogenia:
Subdivisão do vírus de papilomatose
Subgrupo A (fibropapilomas):
Estágio 1: há a proliferação dos fibroblastos epiteliais.
Estágio 2: ocorre uma hiperplasia difusa e acometimento da camada celular primordial. Ocorre também proliferação da camada basal do epitélio e penetração de tecido fibromatoso.
Estágio 3: neste período ocorre