Pensamento Economico
CURSO DE LICENCIATURA OU BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Ipojuca/PE
2011
Paulo Rogério
Gerson Lima
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Trabalho apresentado para à disciplina Economia, no curso de Administração, da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas – FAJOLCA.
Prof. Fernanda Estelita
Ipojuca/PE
2011
Introdução
O pensamento econômico passou por diversas modificações a cada novo teórico que surgia com o passar dos anos. A economia com ciência iniciou com a publicação de Adam Smith “A riqueza das nações”, pois em períodos anteriores era parte da filosofia.
O pensamento econômico pode ser dividido basicamente em três fases: o Pré-moderno, moderno e contemporâneo.
No pensamento pré-moderno constavam as idéias filosóficas dos gregos e romanos.
No período moderno encontram-se as teorias mercantilistas e fisiocratas.
No contemporâneo iremos encontrar as grandes contribuições de Adam Smith, tornando a economia como ciência a parte da filosofia, como os demais teóricos após Smith.
Evolução do pensamento econômico.
Pré-história e antiguidade
A primeira abordagem econômica de caráter científico foi a Fisiocracia, que foi liderada por François Quesnay (1694-1774), porém a economia faz parte da vida do homem desde a antiguidade.
A necessidade de se organizar para defender-se de inimigos, abrigar-se e produzir alimentos, acabaram por levar o homem primitivo a grupar-se em comunidades cada vez maiores o que gerou a necessidade de uma melhor estrutura.
Com o inicio da utilização de ferramentas para a produção de alimentos, surgiram os primeiros problemas econômicos, pois a busca por uma melhoria da técnica. Tanto na Grécia antiga quanto em Roma a economia era quase que exclusivamente agrícola, os senhores que possuíam os escravos retiravam uma parte da produção para manutenção da força de