CONTROLADORIA
4 – Lucro Econômico e Lucro Contábil
1- O que significam Lucro Econômico e Lucro Contábil, e como podemos classificá-los utilizando o conceito de subjetivismo e objetivismo?
Lucro Econômico é obtido por meio da valorização de toda a empresa no início e no final do período que se deseja mensurar. Essas valorizações devem ser feitas, descontando-se em cada data o suprimento liquido esperado, obtendo-se o valor presente do fluxo. Subjetivo por levar em conta expectativas acerca do futuro.
Lucro Contábil corresponde ao resíduo derivado do confronto entre a receita realizada e o custo consumido para a sua realização. Custos não realizados no período são considerados no Ativo, aparecendo no balanço patrimonial. Objetivo pois trata de algo que já ocorreu
2- Como podemos classificar o Lucro sobre o ponto de vista do investidor e do administrador de uma empresa?
Do ponto de vista dos detentores de capital, o lucro serve como guia para uma política de investimento, procurando opções que maximizem o seu capital.
Do ponto de vista do administrador de sucesso, em determinado período ele deverá aumentar o valor presente da empresa a ele confiada.
3- Utilizando-se a premissa que só existe um conceito relevante de lucro para um investidor avaliar o sucesso de seu investimento, que alternativa serve para sua realização?
O incremento do valor presente da entidade = Lucro Econômico em 31/12/X2 – Lucro Econômico em 31/12/X1
4- Cite três características que demonstram o antagonismo existente entre o Lucro Econômico e o Lucro Contábil.
Lucro Econômico: maior subjetividade, ênfase em valores, reconhecimento do goodwill.
Lucro Contábil: maior objetividade, ênfase em custos, não reconhecimento do goodwill.