Atividade de aula 4 - distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia
Janeiro - Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
BACHALERADO EM AMDINISTRAÇÃO PÚBLICA Disciplina: Filosofia e Ética Coordenador da Disciplina: Prof. Dr. Ozanan Vicente Carrara Discente: Claudio Roberto Oliveira Custodio Matrícula: 15113110025 Data: 22/02/2015
Atividade aula 4
1. Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.
O conceito socrático fala sobre a busca da sabedoria como um estilo de vida, como se fosse uma conquista de um romance onde só o amor pela sabedoria poderia trazer a verdade. Já no conceito platônico a filosofia é a verdade encontrada, o conhecimento palpável dando ao filosofo o status de mente superior. O administrador público pode utilizar o conceito platônico no sentido de buscar a formação necessária para investidura do cargo pretendido, para que com o respaldo do conhecimento as pessoas o sigam com confiança, e o conceito socrático na busca pelo seu aperfeiçoamento constante que nos move em direção ao superior trazendo para si mesmo a responsabilidade de liderar por ser alguém capacitado e de possuir uma mente superior.
2. O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?
A respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais, penso que é interessante achar que quem sabe mais poderia fazer o bem de uma forma melhor e mais justa, mas a história nos mostra que toda vez que encontramos uma mente soberana no poder, sua verdade é manipuladora e quem perde é o povo.
É difícil estabelecer uma