Características Gerais da História da Filosofia
Leia o texto da apostila do curso (Cederj) entre as págs. 60 a 80 e responda as questões da pág. 81.
1 – Procure descrever a distinção entre conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as conseqüências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.
2 – O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é afinal a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?
3 – Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser vistos na administração pública?
1 – Resposta: De acordo com a Unidade 1, podemos descrever que o conceito socrático de filosofia está relacionado à busca da sabedoria, ou seja, busca entender as coisas e o mundo pelo aspecto do amor. Ao buscar a verdade buscamos compreender a natureza.
O amor é uma totalidade do ser que representa desse modo o processo de aperfeiçoamento do próprio eu.
De acordo com o Banquete, o amor intelectual é superior ao amor sensível. Se na juventude predomina a admiração da beleza física, o verdadeiro discípulo de Eros amadurece com o tempo ao descobrir que a beleza da alma é mais preciosa que a do corpo.
Ao descrevermos o conceito platônico, observa-se que a filosofia é o encontro da sabedoria, de uma verdade única. Para Platão, para que possamos compreender a realidade é preciso observar com outra perspectiva outros horizontes a fim de alcançar esta sabedoria. O Filósofo é livre de opinião própria, de interesse individual. A verdade deixa de ser subjetiva e é objetiva.
Segundo a prática de Sócrates, no caso de um administrador, todos em conjunto devem chegar à